Curso Aperfeiçoamento EdPopSUS




MOVIMENTO SUS NAS RUAS

A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19


            A ANEPS – Articulação Nacional dos Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde, o MOPS - Movimento Popular de Saúde, a Rede de Educação Popular e Saúde e a Rede de Práticas Integrativas e Complementares, a partir da experiência do Movimentos de Mobilização Comunitária e Apoio Social no Enfrentamento do Coronavírus na Paraíba 
organizado pelo Comitê Estadual de Educação Popular em Saúde, estão tomando a frente da organização do “Movimento O SUS nas Ruas” para articular trabalhadores da saúde, organizações da sociedade civil, pesquisadores, gestores, estudantes e professores que acreditam na importância da ação comunitária no enfrentamento dessa pandemia.


CONHEÇA O MANIFESTO SUS DAS RUAS
(para ler CLIQUE AQUI).



Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular e Saúde - EdPopSUS - TURMA SÃO CARLOS 

O Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde, é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a  Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.
Em São Carlos o curso conta com a parceria da Secretaria de Saúde, da Universidade Federal de São Carlos e tem o apoio do MAPEPS. Tivemos uma turma finalizada em março de 2017, outra finalizada em junho de 2018 e a terceira turma finalizada em dezembro de 2018.  

As 35 vagas das turmas do curso são 70% reservadas para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Endemias (AE) e Agentes Indígenas de Saúde , considerados agentes primordiais nos processos educativos em saúde junto às comunidades. As demais vagas são destinadas a outros profissionais da Atenção Básica, lideranças comunitárias e participantes de movimentos sociais. “A ampliação do público do curso foi feita por considerarmos que os saberes e práticas em saúde não estão restritos aos profissionais e serviços de saúde. Além disso, a experiência acumulada por muitas lideranças comunitárias e movimentos sociais em educação popular certamente enriquecerá a troca entre os educandos, bem como o aprofundamento de suas práticas educativas no fortalecimento de ações de mobilização da população em torno do direito à saúde”, de acordo com a coordenadora nacional do curso Vera Joana, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz.

O objetivo é o de promover a qualificação da prática educativa em saúde de agentes que atuam em territórios com cobertura da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS), integrar os saberes tradicionais e populares com os saberes técnicos científicos e também favorecer a atuação dos trabalhadores nos processos de conquista de direitos à saúde da população. O curso vem contribuir com a implantação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no SUS nos estados e municípios.

A proposta do curso é a propiciar uma formação que qualifique a prática educativa de profissionais de saúde e lideranças sociais, justamente pela capacidade que a educação popular tem de provocar mudanças no cotidiano de trabalho da Atenção Básica em cada território.

A missão dos educadores, além de apresentar o referencial teórico e prático da educação popular, é a de promover a reflexão crítica dos educandos sobre seu próprio trabalho, a partir da realidade do território onde atuam, e que possa florescer o exercício mais criativo da sua profissão e da atuação pautada do cuidado em saúde da comunidade.
Como encerramento do Curso , cada turma promoveu uma Mostra de Educação Popular e Saúde (programaçôes ao lado e abaixo)

















  TURMA: 



  TURMA: 












                                    3ª  TURMA: 









MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CURSOSite do EdPopSUS da Fiocruz

CONHEÇA  A 1a. TURMA SÃO CARLOS: