Tenda Paulo Freire


14ª Congresso Paulista de Saúde Pública
TENDA PAULO FREIRE
As Tendas de Educação Popular em Saúde

Permeadas pela ideia dos círculos de cultura desenvolvidos na pedagogia freireana, as Tendas de Educação Popular e Saúde (EPS), costumeiramente chamadas de Tendas Paulo Freire tem se apresentado como uma marca dos coletivos e movimentos de EPS. Nela são realizadas rodas de conversa, oficinas, intervenções artísticas, práticas populares de cuidado à saúde trazidos a partir de temas previamente definidos.
Podemos identificar como o precursor e fonte inspiradora da Tenda Paulo Freire, o “Espaço Che” no Fórum Social Mundial, realizado em Porto Alegre no ano de 2005. A partir deste, dezenas de tendas já foram realizadas em eventos da área de Saúde. Uma de suas características tem sido a sua construção compartilhada entre os atores dos coletivos de EPS[1] desde sua formulação, promovendo assim a visibilidade das ações e práticas de EPS e a articulação entre os mesmos.
Por meio da articulação com parceiros locais promove o entrelaçamento entre a teoria e a prática, trazendo para cena atores historicamente invisibilizados neste contexto de produção do conhecimento e articulação política, como militantes e práticos populares de cuidado. Com o apoio da organização dos eventos procura-se articular a intencionalidade dos debates à proposta temática dos mesmos a fim de não serem entendidas como “paralelas”, “alternativas”, “mostra popular” ou tão somente “artísticas” ou “folclóricas”.
A Tenda é um espaço de circulação aberta. Tem como intencionalidade a dialogicidade entre práticas e saberes acadêmicos e populares e a superação de situações-limite na saúde utilizando-se de vivências e de metodologias participativas e problematizadoras.
Organização da Tenda Paulo Freire no 14º Congresso de Saúde Pública: Projeto MAPEPS (Mapeamento e Catalogação de Práticas de Educação Popular e Saúde de São Carlos).



1; Rede de Educação Popular em Saúde (REDEPOP); Grupo de Trabalho de Educação Popular e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (GT EPS – ABRASCO), Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde (ANEPS), Articulação Nacional de Extensão Popular (ANEPOP), incluídos outros movimentos nacionais, regionais e locais que podem ser encontrados na Programação desta Tenda.